Pular para o conteúdo

TV DIA

Fiocruz alerta para ressurgimento de tipo de dengue ‘desaparecido’ há 15 anos.


Por conta da tomada de conhecimento da espécie do vírus, especialistas reacenderam, nessa quarta-feira (10), o alerta quanto ao risco de uma nova epidemia da doença causada por esse sorotipo viral. Atualmente existem cerca de quatro tipos do vírus da dengue, transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti, associados a epidemias sazonais pelo Brasil.
O chefe do Núcleo de Vigilância de Vírus Emergentes, Reemergentes e Negligenciados da Fiocruz Amazônia e pesquisador do Laboratório de Arbovírus e Vírus Hemorrágicos do IOC/Fiocruz, virologista Felipe Naveca, pontuou que, não agora, mas em um futuro não tão distante, o Brasil poderá ser acometido por epidemias causadas pelo sorotipo da doença.
Segundo as informações, o sorotipo 3 foi encontrado durante caracterização genética dos vírus referentes a quatro casos da infecção registrados este ano, em Roraima, na região Norte, e no Paraná, no Sul do país. A pesquisa contou com a parceria dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) dos referidos estados da federação.
“Assim, esse é um alerta válido não só para o Brasil, mas para toda a região das Américas. Tendo em vista estarmos vivendo um grande número de casos de arboviroses esse ano no Brasil, a detecção de um novo sorotipo do vírus da dengue não é uma boa notícia”, relatou.

Fonte Jornal O Dia
Redação Tv Dia oficial
whatsapp 86 995763338

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.