Pular para o conteúdo

TV DIA

12% dos idosos denunciam que sofrem violência no Piauí.

 

 

 

 

Somente nos primeiros cinco meses de 2023, foram registradas 633 denúncias de violações de direitos da pessoa idosa no Piauí.
Ao todo, foram 3.745 casos registrados no estado, o total de denúncias recebidas, 290 ocorreram dentro da casa da própria vítima, culminando com 1.596 violações. O que chama atenção é que, somente 79 das denúncias foram feitas pela própria vítima, enquanto 554 foram feitas por terceiros, ou seja, apenas 12% dos idosos vítimas de violência denunciaram as agressões.
Os números são do Painel de Dados da Ouvidora Nacional dos Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e chamam atenção para o dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa e para o ‘Junho Violeta’, que busca sensibilizar as pessoas sobre crimes praticado contra esse segmento social.
Outro dado alarmante é que, 506 denúncias apontam que as violências cometidas contra os idosos eram registradas diariamente, totalizando 3.122 violações. Somente em Teresina, capital do Piauí, foram registradas 283 denúncias, contabilizando 1.717 violações contra a pessoa idosa.

Canais de denúncia

Além das unidades básicas de saúde, delegacias e Polícia Militar por meio do 190 para situações de risco eminente, o Ministério dos Direitos Humanos disponibiliza o Disque 100, serviço coordenado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) gratuito, sigiloso e opera 24h por dia.
Além de ligação gratuita, os serviços estão disponíveis por meio do site da Ouvidoriaaplicativo Direitos Humanos, Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp (61) 99611-0100). O canal também possui atendimento em Libras.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.